BAENA, Antônio Ladislau Monteiro. Discurso dirigido ao Instituto Histórico e Geografico do Brasil. Maranhão: Typographia Maranhense, 1844. 150 p.
- ·35- com tmlcr muitas l\'ezes o a r atmosferico hé ridoçarln péla exhal:ição <fé quan tiosos arom a~. Porr t:n tn do is to tan to fun ccio11 0. n a vitalida de dos Jodios, como na elas outras trcs ca~tas Branca , l're1a, e i\li xta compn~ta -~le fos cos e pardos, qur. fazem n povoação. t\ inte rnperie das estações he um moti vo iuoxis1entP: po rque os orvalho:, ex uf.J era nr es a somb ra da espessura, e a fresq~1idão c\as uoites, fazem uma primavera e terna e b.rilhan,te. A incuri a e prrguiça dos Tn·dios reclamão a acção dos q ue se ach ão :na alia região do gove rn o pul.Jlico: r!e out ro modo implan ta r uell es o ll mor do trabalho nii o hc acto fo cil. E~ta ge nro não goza dos dous mais s,dJorozos frutos das riqu ezas , que são o comer e o vi~tir; e por isso .nella nii o tem ,batalh a a rnod era~ão do a ccessa rio, e a in tempr. r.i nça tio superíluo: a nlcessidadc por muito curta só lh e e n~ina poucas co usas: .as suas precisões siio po r extremo modicas; e para as sa tisfazer n â.ú nc-4 ct·ssita rec:o rrc r á orclinar ia licl a ilo homem d a o rdem socia l, porque na 1crr(I, no ar , e uos rios e lagos tem sempre para enche r a cav i– dade gas trica; Dldi~ ou menos os s irnples prod uzidos pela na tureza d esd e que Deos só cm lhes pro ,·cr a mesa e;:n p rego u metade dos seis dias ~m 911 e creo u o mu ndo. Só o homem poli ciado he que conbeoe que o SuprC' mo Senhor do Uni ve rso fez do di reito d e trabàlha r a s ua· pri mcira prop riedade a mais sa~1•ada e a mais imprescrilivel d e todas: e p,a ra que .o l odio possa adquirir e cstabelila.--sc nes ta idea he JJreciso qu e .o üo i- cr1() ~u uinh c dir eito á cnra ri a sua inercia, ou prin cipie pelos weios (ll.Jliqnos para mod erar ou prevenir os s~us elfeitos. Se o azo i·• rag ue os tem movi.do hc na mesma rasão pela qna l o tem sido outros que não são lndigenas: os. aço1ltes os Jejuns, a palmatoria, e ou tros instrt~ mentas de espancar, erão a f.;1jsca elcctri ca , que os Pad res Jesuitais ap. plica.vão para reanimar estes animaes bumanoll, e <lespega~los •do <luice fam iente. sPu bem superno e po-los em ac ti vida de vendosa. Os Gua . nás da banda or.citl.e111al do Panná forã.> os u nicos que poi- causa dos açoutes não quizcrão vi\•cr nos po vos de Loreto e de Sa·o to lgnacio; Vcj;i-sc na Americ11 do Sr ptcntrião, paiz chamado classico d a liberdade:, 0 .izorraguc anJorizado por ll'll aclo lq ;isb ti\•o do terr itor io d as F lo ri– das passíidO em 1827: os !11clios i\l ascoi;, ul ges cla qu ell a penln su\a desco. berta em 1512 pelo 11<1 ~ 1 c•gaclor Ilespao l.ol Po nce d e Lefl o já nã o podem gozar rm paz os thesonros immcusos q ni: a Prov ide ncia lhes prodi n-ava nas margPnS cio Kolmes e do üchi: estas ter ras forão d eclc 1 r-adas ; 0 5 .,. sessão <lo Governo dos Es tados Unidos, e nell as ne nhum dos tne nciona rlos JndiQS pode caçar sem o perigo d e flcar sem as s uas a rmas, ser amar– rado a uma arvore, ' e padecer 39 açout,es 1111 fo rro<), do sobredito acto 11 ,or qnalqller homem branco qu e Q vej a caçando. os escra)OS i1l tlolE,mtes e pregll,iç9sos com.o. os - Indíos, Sl}ll't:em . mais 2 ·
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0