Cornelii Nepotis vitae excellentium imperatorum ex Augustini Van-Staveren leidensi

THEMISTOCLES. 67, ~tque apud eos contendit, falsa his em: delata. qnare a:quum esse , illos , viros bonos nobilesque mittere , q·'l~ibm , fides haberetur, qui rcm t:.xplorarent; intet·ea se ob.idem retinerent. Gestus est ei mos, tresque leg-ati, functi sum– mi~ honoribus, Athenas mi s~i sunt. Cum his collegas Themistocles jus,sit proficisci: eisque prredixit, ·ut ne prius Lacedcemoninrum legatos dirnitterent, quam ip,e es– set remisms. Hos postquam Athenas pervenisse ratus est, ad magistratum senatumque Lacedremoniorum adiit. & apud eos liberrime professus est: Athenicnses s~o consi– lio, quod communi jure gentium face1·e · posstnt, deos pu– blicas , suosque patrios ac penates , quo f aciliua ab hoste Falsa his, ~·e,) O mesmo Frontino, L. I. C. X. Con– tendit falsum ad eos rumo,·em juisse perlatum, Eisque prredixit.) Advertio•o& anticipadamente, FrontÍllO po– rém no lugar citado diz: Clam scripsi.t suis, Mas diz Justi no, L, II. C. XV. T iim Themis• tocles per se1·vum .iW09istratibus scribit Atheniensium. S6 Dio– doro- Siculo, L. XI. conta que os Legados acompanhárão The– mistocles, e que estes forão re– tidos em L11cedemonia. Com1mmi jiirc 9entium, ) O Direito, ou Rjzão, segundo a mais vulgar divisão, divide-se em Direito Natural , Direito Civil , e Direito das Gentes. J>or não fallar dos dous primei– ros, diremos, para. aclarar a int.elligencia deste lugar , que t> Direito das Gentes tem por objecto aquellas r.izões, que os homens respeitão , não como homens , mas como gente re– partidu nestas, e naquellas na– ções : estas razões são o mover justa guerra para recuperar <» seu , o reter os prizioneiros de guerra, o conservar o respeito, ou authoridade aos Emhaixa– dores, &c, E daqui se deduf o lilireit.o , que assiste a ca– ~a Nação, e a cada Povo, de defender com murall1as , cns• tellos , e fortificações , tanto suas pessoas , como seus bens, e fazendas , &c. Deos publicus. ) Dii publici , eão os Deoses commun~ á Gre– cia : Dii patrii , os Deoses pa• trios, ·e particu-k.,rmente proprios de cada Cidade , ou reveren– ciados com distincto culto: Pii penatcs , ou domestici, ou fa – milimis, cs Penntes , ou Deo• ses domesticos , ou familiares , os proprios de cada fall\ilia. Es– tes lambem cbamavão-se Lar fumilia,·is, ou 'Lares, voz E– tru~ca, que significava Princi• pe , ou l'lteje da familia. Ao que se refere o lugar de Plau– .to, in Auliilaria, Ego la,· sum, f amilim·is ex hac J amilia, unde e.reuntem ne adspexisti, , Assim Ovídio no~ Fastos, L, II. [l'itqi~c gravis , gcminosgue pm·it , qui compita ser~ ·uatit, ó * \·

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