Compendio das éras da Provincia do Pará

[84&] otoTiio, Giráo e Ribeira ô, la) consiste em ·tirar as ~a noas por terra nos <litos varadouros na<l ob~tan– te o inconveniente de se uestroncarem. E faz- se a pas s o·em de meia carga, ou carga int eira por· terra na'> outras ca choeü·as entre t..nto que as ca- 11oas r~montaõ o canal movidas por sirgn, postan• <lo~se gente em cada um <los i11t,icados varadou-. nos, t: col!ocando-se nelles canoas para faz erem as coilducçoens de um para outro. E::-te methotlo tem-se praticado ·omeute no varadouro do Theo• . tonio: e quanto aós <lous outros as canoas s:1õ ti- , radas por terra naõ hav.eu< lo emburcaçuens que aheguem. No Mapa, q.ue acompanhou - a in(lica<la Descrip• çaõ do A. tronomo Pontes, TI()ta-se que a n;iture• . za naõ s6 foi extremamente profusa na Hyclrogra– fi'1 do P ará mas ainda deo t.,l di po'-Í\'::tõ aõ and a . mento dos rios que por elles ·e pode ir a muitaR partes do continente Americano M eriJionn 1. A ma– j~ nota\ 1 el <lestas commu11icaço ns aquaticas lte a do AmHzonas para o Rio Ja Prata pelo Madeira, Guaporé~ Alegre, Aguapehy, Jaurú, e Par11guay, naõ havendo em torlu e~te caminho fluviêil mais Jo qu~ uma lcgoa de terra (a) en tre os rios Aguape• . ----- --------- - ------ ( a) Naõ he propriamente varodvu,ro como os da– us precedentes JJorque elle pe1-mitte ás canoas tran– sitar de sirga: porem l!lllra no numero (iur; varrt- , duurvs pela necess-idadf. de se faz erem os tr,insportes . entre elleeo Girúo tanto por ser o.canal muito. per't• . g_oso e estcnso como por serem muito Jutigautes as str~as. (a) A' vista deste curto interv~lo, que he a· no• na parte d'aquelle, que m1°deia entre os ben;os do Jaurú e .Guaporé, o escrilor da · Corogre.fia Bl'a... -- • •

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