Batuques de Belém

O caboclo, ou o mestiço em geral, convivendo com o negro, participando de seus momentos de alegria e de tristeza, não resistiu ao chamado dos tambores, e aderiu ao culto dos crioulos, mais movimentado, mais colorido, mais impressionante, muito embora continuas– se a frequentar a sua igreja aos domingos ou por oca– sião das grandes festas. a batizar seus filhos na mes– ma capela. etc . . · E aderindo à religião do negro, por um processo de assimilação inconsciente (4), ele levou seus elemen– tos, sua contribuição (cuia pitinga, onde é bebido o afurá pelo pai-de-santo e pelas filhas de santo; o pote de barro; as ervas regionais, como a jurema, o vindicá, o patichuli; o dente de jacaré que as filhas-de-santo trazem ao pescoço, etc. ) . Muito embora algumas pessoas chamem candom– blé, o termo adotado no Pará e Amazonas para as fes– tas religiosas do culto afro-brasileiro é BATUQUE. Poucas pessoas adotam a denominação de babassuê na Amazônia, par a essas festas . Batuque é sinônimo de candomblé (Bahia), ma– cumba (Rio de Janeiro ), xangô (Alagoas, Pernambuco e Par aíba) e tambor de mina ou tambor de crioulo (Ma– ranhão). Em Porto Alegre também se chama batuque ao candomblé, e terreiro é usado igualmente com essa significação no Amazonas, Pará, Bahia e Rio de Janeiro. Batuque denomina o terreiro (lugar das danças) , o culto religioso e o bater dos atabaques. O batuque é praticado em Belém por negras, mu– latas, caboclas, cafuzas, curibocas e algumas brancas . , No batuque de Raimundo Silva dançavam, ate pouco t empo. quatro brancas, duas das quais de cabelo oxigenado e uma descendente de sírios, branca pura, Ida Carmem, filha-de-santo, e agora mãe-de-santo_ que 1'oi por algum tempo "secretária" daquele babalonxá e a quem ele chama também de "irmã grande" . F INALIDADE DO CULTO AFRO-BRASILEIRO A principal finalidade do culto é chamar os orixás, fazê-los baixar no terreiro, através dos cavalos do santo, ou outras pessoas, para se comunicarem com os pre- 4) Robert E. Park e Ernest W. Burgess, apud Waldemar Valente, Op . Cit. -4-

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