Batuques de Belém
; deu a Exu, de origem Nagô) a uma imagem de mulher de côr vermelha com reflexos negros e formas salien– tes. No tambor de Golaço presenciamos a duas mulhe– res que assistiam a festa sentadas nos bancos laterais, entrarem em transe violento e sairem dançando pelo salão, até cairem abruptamente ao solo, de onde foram retiradas para a camarinha. PERíODO DE FUNCIONAMENTO DO BATUQUE DE COLAÇO O batuque de M'anoel Colaço trabalhava o ano inteiro, menos no período da Quaresma, quando permanecia fe– chado. OUTROS BATUQUES DE BELfáM DO PARA De um modo geral os outros batuques de BeJém as– ~emeJham-se aos que descrevem~,s linhas atrás, com pe– quenas variantes, seja com predominância da linha cabocla, seja do catolicismo, seja cto espiritismo ou do culto gêge ou nagô. Terreiro "Santa Helena"' Este terreiro, localizado na travessa Antônio Everdo– sa, n. 0 1732, pertence a Roberto .Jeremias Ribeiro. conhe– cido como ROBERTO. Como parti<'ulari dades anotamos as seguint es : bate tambor às quintas-feiras, possui peq~eno mastro com as bandeiras do Brasil, do Pará e da Marmha de Guerra, possui um abatá e tem no teto e no piso cimen– tado o signo de Salomão, atravessado por duas flechas, ren– dendo culto especial ao Preto Zé Pelintra, Niaria Corn~a . Preto VPJho, Cabocla Marina, Beira-Mar, Jurema, Rompe– Mato (en tidades caboclas). Terreiro de Boanerges Guimarães Situado à tr avessa da Vileta, n. 0 1358, próximo à Mar– rmês d'; Herval , na Pedreira. Seu chefe é o pai-de-santo Boanerges Guimarães e seu protetor é Ogum Megê das Almas. Uma das grandes festas desse candomblé é a t·ealizada no dia 8 de dezembro. quando homenageiam Nossa Senhora da Conceição, sincretizada como Iemanjá, nos batuques. -37-
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