Batuques de Belém
orixás; búzios; pires brancos; palhas da Costa; alforje de Ogum; abelê de Oxum (leque dourado de metal); eruechim de Iansã (rabo de cavalo com cabo de ma– deira); casco grande de jabuti com "pedras vivas"; castiçais; fios de contas (cola t es) de éôres variadas, segundo o orixá, alguns com búzios . Aí também são guardadas as vestimentas das entidades, exibidas nas festas do terreiro . São muito vistosas e confeccionadas com rendas, fitas , etc . . Num canto, à direita, há uma gruta de pedras: é o "cariri" de Xangô", onde se vê a imagem de São Jerônimo . No interior de alguidares de barro vêem-se pedras escuras arredondadas, em ci– ma das quais fazem contrastes as flôres de Obaluaê (pi– pocas) . Duas velas ficam acesas permanentemente nesse recinto, em intenção dos santos do candomblé. A saleta é destinada às consultas, que obedecem a dias marcados. As 2as . feiras para o público e às quin– tas-feiras para os médiuns . Comunica-se com o sa– lão de danças e com a varanda. A varanda (sala de jantar) , situada nos fundos , e um compartimento bastante arej ado e confortável, ne– le achando-se a biblioteca, constituída de várias estan– tes, mesa para refeições e outros móveis . A casa de Exu fica no quintal e consta de uma choupana circular . Filhas e Filhos -de-Santo 183 filhas e filhos-de-santo for am feitos no candom– blé de Ida Carmem. Atualmente seu efetivo consta de 68 filhos-de-santo, na média de 50% para cada sexo , nu qual se encontram engenheiros, bancários , protéticos, lavadeiras , domésticas, etc. . Em seu terreiro as candi– datas a filhas-de-san to (abiã ou iaô) fazem a iniciação completa dentro do r itual da Nação Keto, desde a ras– pagem e p intura da cab eça, derrame de sangue de ani– mais (que var ia de acôrdo com o orixá), até a dleta e permanência no roncó (camarinha) du rante sete dias, onde purificam o espírito. a fim de poderem receber o orixá escolhido . A comida da iaô muda também com o orixá. Denise Melo, carioca, branca, que trabalha n o can domblé de D. Ida, veio especialmente do Rio de Janei– ro para "fazer o santo" com essa ialorixá paraense e seus santos são Iansã e Xangô. Sua mãe tem um ter reiro na Guanabara, no Engenho de Dentro : é D. Lais de Oxalá, esposa do contador da Caixa Econômica . D . Laís é de Omolokô . - 33-
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