Batuques de Belém
"Não sou da umbanda e sim do candomblé Keto" , declara Ida Carmem, que frequentou de 1960 a 1963 o batuque de Raimundo Silva, onde exercia as funções de secretária desse pai-de-santo. Seus santos são : Xangô e Iansã , os mesmos de seu candomblé. TERREIRO DE IDA CARMEM Chama-se "Abassá Afro-brasileiro Noxi D'Otá e es– tá situado atrás de sua casa de moradia, completamen– t e separado desta . Compõe-se das seguintes peças : a) abassá; b) Casa do Santo; c) ~aleta; d) varanda; e) quintal; f) Casa de Exu . O abassá - local das danças ou terreiro propria– mente dito - mede 9 metros de largura por 7,5 de compr imento. É um salão amplo, claro e ventilado, com luz fluorescente e teto pintado de branco . Na part e da frente e lateralmente possui meias-paredes de madeira, junto às quais estão distribuídas as arquiban– cadas para os assistentes . No fundo , onde se localiza a orquestra, a pareae vai até ao teto, nela lendo-se a inscrição em letras de imprensa bem grandes, em verde e amarelo, na se guinte disposição: ABASSA AFRO-BRASILEIRO NOXI D'OTA NAÇÃO KETO O salão de danças é pintado de branco com frisos auriverdes. E ssas côres não são características do ter– reiro e são mudadas todos os anos. O piso é de cimen; to verde, encerado. A Casa do Santo é um compartimento exíguo ( 5m x 3m), com piso idêntico ao do salão de danças. Infor– ma Ida Carmem que vai ser ampliado brevemente . Possui uma espécie de altar central e mais três mesas, onde são depositados os "assentamentos dos santos" (imagens de santos do catolicis n o, desi~nados pelos nomes africanos ) , e pedras (orixás). Anotamos os se· _guintes orixás : Oss nhae, Nanã, Iansã, Iemanjá, Oxum, Xangô . Obaluahê, Oxalá. Ogum e Oxossi. Além das "peclras de assentamento" de vários tc.:.– manhos, enc01 t ramas nessa Casa: quartinhas (bilhasJ de anj o de guarda; talhas (potes) contendo os axês aos - 32-
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