Batuques de Belém

vai até ao meio da baía, lançando às águas perfumes, espelhos, pentes, fitas de côr azul, rósea e branca, toa– lhas, etc. , à Rainha do Mar. Bebidas Usadas no Candomblé de Maria Aguiar No t erreiro de Maria Aguiar são usadas três bebi- das, durante os trabalhos : a) o afurá; b) a bebida de Xangô; c) o vinho das filhas-de-santo. O afurá é feito de arroz, côco, rosa de todo ano e mel de abelha. As rosas empregadas são de três cô– res: brancas, róseas e vermelhas, simbolizando Jesus, Maria e José. Essa b ebida é servida nas grandes festas do terrei– r o, n ão só às filhas-de-santo, como aos visitantes ilus· tres. A b eb ida de Xangô é composta de vinho verde e côco da Bahia . O vinho das filhas-de-santo tem a seguinte compo– sição : vinho moscat el de Setubal e cascas de jurema branca. É fab r icado na lua quar to-crescente e sua prin– cipal finalidade é "pôr as contas no lugar". É bebido pelas filhas-de-santo no período de su• iniciação . Feitura de Santo Nesse Terreiro Para a feitura do santo as noviças ficam de três a sete dias na camarinha , em retiro espiritual, após t9- marem um banho de ervas cheirosas e alimentando-se das "comidas de santo" : pescada, temperada com coen· tro; ovos batidos com leite e uma colher de mel de abelhas; carurú; leite e pão à vont ade . No interior da camarinha fica acesa uma vela e existe água numa bacia e numa bilha . A noviça bebe água numa taça de prata e só faltt com a Ialorixá e uma menina da casa, encarregada de levar-lhes os alimentos. No fim do retiro a noviça toma novo banho de er– vas e volta para sua residência, retornando ao terrei– ro na data marcada para receber o seu orixâ, em fes– . ta especial .

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