Batuques de Belém
Maria Aguiar é da família Vieira Mascarenhas, e seu pai era o cabo do Exército José Luiz Vieira de Masco.– renhas, mais conhecido por Pedro Lacerda de Ferrc- . Informa Maria Aguiar que o tuxaua da maloca onde nasceu é que a "preparou", ainda no ventre ma– terno, no Rio Negro . Possui uma "jurema" muito segura, que carrega desde o nascimento, tendo predileção pelo número sett::. Veio para Belém com sete meses de idade e nunca mais regressou ao Amazonas. Foi feita Ialorixá na Bahia, no ano de 1923, nu terreiro de Bertina, em Ilhéus . É filha de Iansã e Oxalá, e entregue a Pai Benedl– to de Aruanda. Considera-se esotérica, vidente, ouvinte, espirita, medium e professora em ciências ocultas. Seu caboclo predileto é João da Mata. Diz que nos quarenta anos de mãe-de-santo, já pas– saram pelo seu terreiro milhares de filhas-de-santo (o que chamamos de exagêro ) : umas estão mortas, ou tras casadas, outras para fora. Atualmente, seu candomblé conta com dezoito f1. lhas-de··santo, de várias idades e côres. Jose Tupinambá (caboclo) é o padrinho do seu terreiro e quem riscou suas dimensões. · Dom Luiz, Rei da França, é o dono do candombl6. SALA DAS FESTAS A Sala das Festas do terreiro de Maria Aguiar é muito modesta, pobre mesmo . Possui meias paredes laterais de onde os assistentes observam os trabalho::. O piso dessa dependência é revestido de cimento e as paredes rebocadas e caiadas. Na parede dos fundos dessa sala há um grandt painel colorido, onde se vêem as est ampas de Iemanj á, _Caboclo José Tupinambá e Caboclo João da Mat!:I. P E J I O peji áo Batuque de Marü. Agruar e amplo, ao contrário do&outro5, observado~ no5 demais t erreiros de Belém . Possui um altar principal, central, três laterais, dois oratórios e a "pia de Iernanjá". Anotamos os seguintes santos ou guias distriouidos pelos diversos altares ou oratórios : -27- . . P úbllcmi J a.ua •
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