Batuques de Belém
As filhas-de-santo não entram em transe ao mesmo tempo, fazendo-o uma de cada vez, ou duas ou três, s1 multâneamente. Só o adarrúm é "que desorienta completamente a~ I ilhas e as faz cair, uma após outra, no transe" (Edisou Carneiro, in "Candomblés da Bahia"). PER1ODO DE FUNCIONAMENTO DO BATUQUB DE RAIMUNDO SILVA O batuque de Raimundo Silva funciona o ano todo, à exceção do período que vai de 3a. feira Gorda até Sábado de Aleluia, espaço de tempo em que os espíri– tos vão orar e não devem ser invocado~. BATUQUE DE MARIA AGUIAR Maria Aguiar, a grande mãe-de-santo dos batu·· ques de Be ém, veterana nos terreiros, é amazonense e nasceu em uma maloca no Rio Negro, no ano de 1901, a trinta de julho. Diz que seu terreiro é da linha de umbanda gegc. Tem quarenta e cinco anos de funcionamento, es.. tando localizado à Avenida Primeiro de Dezembro, n " 408, entre as ruas Timbó e Vileta, no bairro do Marco. É uma casa de madeira, melhor dir íamos um bar · racão, coberto de telhas de barro. Atrás, no mesmD terreno, estão localizadas quatro casas, em uma da:, quais reside a ialorixá com sua família. O candomblé de Maria Aguiar foi construído pelo:., seus filhos e pelo Ogã do Terreiro, e em seus alicerce~ foram colocados : a) sete pombas; b) sete ubis; c) sete urubús; d) sete búzios; e) um rosário de Nossa Senhora da Conceição; f) vinho; g) cerveja; h) champanh,.,_ Seu terreiro compõe-se de duas partes ·. a) Sala de Danças b) Peji -26-·
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