Batuques de Belém

OBALUAIÊ. E ainda, no Terreiro de Raimuhdo Silva é chamada OLEGO-XAPANÃ . VEREQUETE (ou TOIÃ VEREQUETE) - São Benedito . IEMANJÃ (Nossa Senhora ou Nossa Senhora da Conceição) . IANSÃ (Santa, Bárbara). - IAMESSÃ (Santa Bárbara em determinados ter- reiros). _ - OXUNMARÊ (São Bartolomeu) ou (Duque-Marquês de Pombal) . · - OXALÁ (Jesus Cristo ou Caboclo Velho), que tem sete xangôs . - OGUN (Santo Antônio) . Nos candomblés de Belém rende-se culto espe · cial a IANSÃ ou NANÃ-BULUKU, que corresponde a Santa Ana do catolicismo, "a mais velha das divinda– des marinhas", e também a Santa Bárbara, a IANSÃ, que se festeja a 4 de dezembro em muitos terreiros. Oneyda Alvarenga, em seu trabalho "Babassuê", no qual estuda os candomblés de Belém do Pará, fala-nos em IANSÃ, que aparece nos cânticos com o nome de Nanã e à qual chamam também de Barba-~uêra (forma deturpada de Bárbara) . Para Waldemar Valente o cult o de Nanã no~ ter– reiros brasileiros · deve sua sobrevivência à influência dos nagôs !obra citada) . INICIAÇÃO Em sua obra "Babassuê" a festejad~ folclorista Oneida Alvarenga, (pag . 31, ed . 1950, da. Discoteca Pú– blica Municipal de São Paulo) declara sobre os can·· domblés de Belém: "Os filhos-de-terreiro não passam por nenhuma fase de iniciação e nenhuma cerimônia existe para o seu ingresso no grupo religioso do Babas– suê : as formalidades de entrada resumem-se à simples indicação de seus deveres religiosos , das "ordens do terreiro", que lhes é feita pelo pai-de-terreiro. Quais sejam tais "ordens". o informe não diz . Os documentos não revelam as condicões necessá– rias nara que um indivíduo se torne "pai.:'.'de-terreiro" . Essas palavras estão em desacordo com os infor• mes colhidos por nós nos terreiros de Ida Carmem, Raimundo Silva , Maria Aguiar, Colaço e no de Boaner– ges Guimarães, que afirmam que, em seus terreiros , os -15-

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