Batuques de Belém
"Toiá Verequete !" E Mãe Ambrosina enquanto os forçudos mulatos suados malhavam no "lé" no "rum" no "rumpi" foi se retirando num passo de imagem, até que sumiu no fim do "peji". Pedro Tupinambá, cronista paraense, em sua poe– sia "Belém do Pará" ("Folha do Norte", de 21/8/ 955), fala com entusiasmo no terreiro da mãe-de-santo MARIA AGUIAR : "Eu gosto de ti, Belém do Pará, cidade onde o índio tem praça e estátua . Belém das mandingas e dos banhos-de-cheiro, dos grandes batuques da Maria Aguiar e do "Buraco Cheiroso" com artigos de fama . Belém do Museu, do Bosque e do Utinga, Belém do imponente Teatro da Paz" . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. ... Adelino Brandão publica às fls . 163 de sua obra "Recortes de Folclore", as seguintes palavras, ao se referir ao tauari: "Nos terreiros de macumba (can– domblé) , de origem africana, onde, durante as funções não falta a fumigação e o uso do charuto, aparece, então, no Pará, onde observamos o fato, o TAUARI , num sincretismo afro-ameríndio " . O próprio Adelino Brandão, paraense de nasci– mento, residente em Araçatuba (SP ) durante muitos anos e que recentemente mudou-se para Jundiaí (SP) , afirma às mesmas fls . 163 dessa obra : "A Pedreira é um bairro da capit al paraense - o bairro da Pedreira - famoso pela excelência de seus terr eiros de macum– ba (batuque, candomblé, etc . ). parques de bois-bum– bás e t erreir os de festas populares" . Vicente Sales ("O Negro no Pará" , págs . 189 e 190, ed . 1971 ) afi rma : "E na Pedreira se instalaram alguns dos mais famosos batuques de Belém, tão conhecidos que neles se inspirou um samba famoso : - 13-·
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