As Duas Américas segunda edição ampliada da obra O Descobrimento do Brazil que o auctor publicou em 1896 no Pará. Em homenagem ao quarto centenário do descobrimento do Brazil Candido Costa; illustrações Antonio Ramalho

26 CA'.'iDIDO CO T.\ da natureza, pela simples razão de que quem pode o mai , pode o menos . Lamarck o creador da doutrina do transformi mo, na ua Philo- sophia :;oolo~ica, theoria esta seguida por Karl Yogt, na Suissa, por Virchow, na Allemanha, por Huxley, na Inglaterra, alem de outro , admitte a heterogenia e as transicções que se operam por força de certa circumstancias physicas, as quaes produzem a especie não · no reino yegetal, como no animal: finalmente do macaco faz o homem originaria! o seu livro L 'H omme primitzj: Luiz Figuier u tenta que o homem não pro\·ém, por meio de transformação organica. de animal algum, nem do macaco, nem da baleia; que é o resultado de uma creaçtio especial, procedente de um acto diYino: accre centando ainda que o seu apparecimento na terra se deu no começo da epoca quaternaria. depois da creação dos animaes, sendo elle a cupula do edificio de a creação. A sua convicção é de que o homem teYe um centro unice de creação; e que de um certo ponto do globo irradiou- e para outros diversos, povoando a sim todas as regiões pelas migraçõe e pela progerne . O sabio anthropologo inglês Pritchard affirma que todos os povo do mundo pertencem á mesma especie. Darwin é tambem sectario da doutrina de Lamarck mas dá-lhe , outro desem·olYimento, discordando 'apenas deste na maneira por que se opera a variação na vida animal. No dizer de Vogt, o homem não constitue na natureza uma crea– tura á parte, formada por um modo especial e differentemente dos outros animaes, possuindo finalmente uma alma particular e animada por um sopro divino. Elle é o producto do mais elerndo desenvolvi– mento da serie animal, progressivamente aperfeiçoada pela selecçáo natural, e derivada do grupo de mammiferos, que por sua organização mais se lhe assemelham, - os macacos. Porém, Quatrefages, no seu Relatorio ácerca dos progr essos da anthropologia, demonstrou, em face de aturado estudo e observações scientificas, que não era possível estabelecer-se analogia, sob o ponto de vista anatomico, entre o homem e o macaco. Luiz Figuier, no seu livro já citado, faz egualmente apreciações anatomicas a esse respeito, de muito Yalor, com as quaes prova a im– procedencia dos argumentos em que se ba eiam os que são partidarios da doutrina de Lamarck. na parte concernente á origem do homem.

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