As Duas Américas segunda edição ampliada da obra O Descobrimento do Brazil que o auctor publicou em 1896 no Pará. Em homenagem ao quarto centenário do descobrimento do Brazil Candido Costa; illustrações Antonio Ramalho
CJ\'.:'<Droo COSTA .O mestre João, por exemplo , de sculpa-se com o rei dizendo que era ' o seu nav io muito pequeno, e vinha alem di so mui to ca r regado · que elle proprio soffria al gum incommodo e depoi. accresce nta como attribuindo em parte o facto a estas causas - «que no mar e não poderia observar a altura de qualquer estrell a : porque por pouco que o navio joga~_se, errava-se de 4 a 5 gráos; e qu e a sim es e t rabalho só se podi~ fazer erp terra» . Em terra mesmo, fe itas as suas ob se r– vações_, achou-se elle em Porto Seguro aos 17 gráos ui ; o pilo tos porém a I o ; e todos (Pedro Escobar entre elles) di scord avam en.1. 1 So leguas., un~ para mais e butros para menos; di ífe ri am pois os extre– mos em 3 0 0 leguas ! Perrnitta-se-me uma consideração antes de passa r adea nte. di - t aqcia p~ra oeste de Porto Seguro ao ponto correspondente n a costa d'Africa é de mais de 40 gráos; no entanto Barros, em um trecho que deixei citado, diz que, segundo os pilotos de Cabral, a cost a d e Guiné di stava 450 leguas para oeste da terra por elles descob erta .. Est~ espaço accr:escentado com as 3 0 0 leguas dos · extremos de qu e fa lava o mestre JoãQ dá 750 leguas, que é approximadamente ,o termo medio do numero de leguas precisas para encher 40 gráos de 18 ou 2.0 cada gráo). O erro pois de Cabral estari a em m ais de 300 leguas n~ sentido de oeste. ' Volto ao assumpto de que me vinha occupando - do processo d at navegação no tempo de Cabral. Se como levo dito, o astrolabio, mesmo em terra, e fa zendo-se as _observações com toga a commodidade e de scanço, não era ins tru– mento que servisse para resolver _todas as duvidas, as taboas c;la India ~ram mais imperfeitas ainda e mais sujeitas a erro. Por isso o physico– escrev,ia que o rei ?e riria dellas com mais raz ão ou .vontade , se sou– bess e como todos desconcertavam com ellas ; e mai s era isso en1, m ares conhecidos como de Lisboa ás Canari as, e das Canarias a Cabo. V~fd~ ! Nem por ellas julgavam do espaço percorriq.o; mas pelo con– trari9 mar:cavam nella~ a quantidade de caminho que lhe s p a reci ~ ter em feito. · ,. . Falhando os calculas dos pilotos de Li sboa até C aoo Verde., 1; ão, se pode r az~avelmente admittir que elles tenham d ' ahi por de ant e navegado accordes e conscienciosamente , quando havia causas que desculpavam, assim com~ occasionavam o erro . Por isso poz C aminha a guella re salva «s egundo os pilotos diziam » ; por isso Ga lvão àssevera. que ell es_tinham perdido a derrota; o que é bem· presumível.
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