As Duas Américas segunda edição ampliada da obra O Descobrimento do Brazil que o auctor publicou em 1896 no Pará. Em homenagem ao quarto centenário do descobrimento do Brazil Candido Costa; illustrações Antonio Ramalho

AS DUAS AME~ICAS distar para aloeste da costa de Guiné 450 leguas, e ern altura do polo antarctico da parte do sul 10 gráos i> (tl . · · Julgar-se-ha pois que a conclusão que acima tiramos náo carece de solidas fund amentos principalmente se attendermos a que o rn~tho?o de navegação daquella epoca era imperfeitissimo, b~m que á pnmeira vi s ta nos possa parecer o contrario. Os Romanos unham descoberto o meio de viajar, sabendo as horas que na viagem gastavam, e o espaço que percorri am. Segundo todas as probabilidades e~a _esta invenção um objecto de luxo, que usavam trazer dentro das liteiras, e tambem applicavam aos navios para conhecer a sua marcha; mas ignora-se se foi geral esse uso na navegação. No tempo de Cabral não havia isso. A barquinha, que é um meio bem imperfeito de se conhecer no mar a distancia percorrida , não era usada então. Humboldt, depois de profundas pesquisas, achou, segundo os dados da hi toria, que ella fôra usada primeiramente por Magalhães, um quarto de seculo depois de Cabral. Julgava-se a olho, que era como se fazia o calculo por estimativa; via-se a carreira do ;navio, e dizia-se: «anda tantas milhas » ; era essa a pratica e a theori a, ;a rotina e a sciencia; pois que nas obras de .pilotagem daquelle tempo, no R oteiro de Cespedes por exemplo, que data de I Soo, acham-se estabelecidas as regras de como podem e devem os pilotos julgar a olho da carreira do navio. Ora que o navegante português não sabia a quantas andaYa, servirá de irrefragavel testimunho a carta do physico e cirurgião que o acompanhava , p essoa que, segundo .de sua ca rta se collige, tinha orgulho de ser entendido na materia. Eram doi s os meios pelos quaes se reconhecia a situação dum navio no mar alto: os calculos do astro– .iabio, e as conjecturas feitas sobre a marcha do navio em determinado sentido. Para o astrolabio tinham elles a invencão de Behain invencão , ' , que era ainda de fresca data; e para o avanço •do navio umas taboas da lndia, mais modernas ainda que o as trolabio. Um e outro destes processos, que mutuamente se auxiliariam, longe de serem uteis aos pilotos de Cabral, er~m mot!vos de divergenci as entre elles, ou por– que fossem realmente imperfeitos, ou por não saberem bem usar delles. . (' ) Niío creio que fla rros t_enha confundido. co_~ Guiné as_costas de Marrocos e da Senegambia. A inda assun , toma.dos dois pontos salientes na costa d A tnca e Bra21l, o cnbo da Boa E spera nça e Olinda, 3 dis• tancia é de 27.• e 4 ' ou.de 54 1 leguas e t milha. Guiné propri amente dita c~rncça do cabo das Pa lmas para o su l; e O distancia de 10 g rãos sul 110 Brozil .:,o ponto corrcspondent_e em Afrtca (que parece ser como Barros calcula) é 'de 4 5 g ráo pouco mais ou menos.

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