As Duas Américas segunda edição ampliada da obra O Descobrimento do Brazil que o auctor publicou em 1896 no Pará. Em homenagem ao quarto centenário do descobrimento do Brazil Candido Costa; illustrações Antonio Ramalho
AMERICi\S 201 da Fonseca, já citado anteriormente, o Sr. c~mm:ndador Jo _é A. Rod ri gue s d'OliYeira Catambry, em conferencia feita _na sess~o de 1 de agosto de 1 gS - obre o· descob1·inze11to do Br=a,1~ em 1 .)?º a qua l foi publicada na revi ta da ociedade de Geographrn do Rio de Janeiro , tomo XI anno de 1 g:i, externa-se deste modo: «O Sr. almirante, a lern de tantas confusóes, apre enta mais dua em seu estudo. A primeira é que o ponto da chegada foi no lagamar de Porto-Seguro em 16.º 35 de la titude , ou d·ahi para o sul e nunca para o norte. Completo engano de S. Ex.ª porque nesta latitude e tão as barreiras na extensão de cinco a dez milhas ao sul de Porto Seguro e dezenoYe milhas ao sul de Santa Cruz, nem tão pouco nesta latitude apresenta forma alguma, tanto no mar como em terra , para receber o bapti mo pelo illustre almirante~ de lagama1·. . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . E como duvida r que Cabral, saíndo de Lisboa em rg de março de 1 Soo chegasse a ver terras do Brazil, aYistando o Monte P aschoal em 2 de maio , isto depois dç 43 dias de viagem, navegando só pela estima, com uns pessimos instrumentos para uma boa navegação, e mettidos em uns caixões jluctumztes sem as condições exigidas para bem navegar, sendo essas embarcações de pouco calado de agua, com as velas mal collocadas para manobrar, e com alterosos castellos nas duas extremidades do navio da prôa e popa, qs quaes só por si os faziam sotaventear e em que não bolinariam em menos de oito a dez quartas, formando uma esteira approximadamente de 45 gráos, atra– vessando legares de grande correnteza de agua, como a que se encon– tra na equatorial, - a que D. João de Castro em 1338 chamou rnlheh·o de agua? No mesmo roteiro deste navegador diz a nota a folhas 1 26: << A corrente equatorial do Atlantico fazia descair o navio para oeste, impedindo-o de seguir o seu rumo em consequencia da escassez do vente i> . T ira esta grande correnteza marítima a sua origem no golfo de Guiné, na altura do cabo das Palmas, 4º 22 ' de latitude norte , apre- sentando a largura de 300 milhas. ' Caminhando para oeste , chega a corrente equatorial até pequena di stancia da costa do Brazil , na altura do cabo de S. Roque , Sº 20' sul, aonde se divide, seguindo a porção mais importante para oeste– noroeste, e a menor para o sul, afastando-se 250 a 300 milhas da costa do Brazil , e ,com uma largura de 6 a 7 gráos approximadamente.
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