A Estrela do Norte 1869
• - r. . .. t . & .. . -, ,. Ã ES1 75 !!!~~~~~~!!!!!!!!~!!!!!::~~!:!. --=i_-------; ;:.==:~ ~~~:!'!"!':=~~~~~~~~ ,. .,·r ,.:. _\1 erhos irrégril~'res,-themas, leitura e 1 ar mencüono estes d~beis esforços, para çãó do·Novô ·T~stàm~nto . Geographi fric hi ' irar vaidade alguma. Sei desinteres- e O_ceania. Historia, idade mediá, p • ,1mr .. ·- 1 e pessoalmente de tud·o isto, e se fallo .parte. · lrtstru'cção religiosa. µ blico do que está teifo na diocese do • 5º ·anno. -Grammatica Portuguez.i e Du- P· 1;: ( Deos me é tes temunha), é só para des– art_e, co mpo·sisãó, historia da litteratura. .:... <• e sobre o Episcopado insinuações tão Grarnmatica Latina de Lhomond, re 1 i •1 i,;:ln. "nju.. tas como desairosas, e zelar aquell e bom themas ··em termC>s, traducção de · ·g-ilio, 11• n ' aquell e patrimonio de honra, que todo Sallm;tio ( Catil ina). Arithmetica até , n. nr- 1,o em, por con selho do Espírito Sancto, ções . Grego toda a Grammatica, them . , trn- <lP uardar intacto . ducção de Homero e Xenofonte . Gen.;1 hi:. 1 , , não é verdade ! Os Bispos que tem Europa . Hi to r ia, idade media( 2• r o 11 iuado alumnos para os semi narios da Eu- principi() da historia mod ern a . •op,, não se tem descuidado de reformar os 6º anno. - Grarnmatic· Portug·ueY !, 1 11 e11 roprios seminarios. Antes é para isso, arte, composições, continuação da C'ratu- ju,-,1,amente para tractar da radie&:! reforma ra. Grammat ica La tina de Lho mo , , p1•11- <11 ..,:oes pios estabelecimentos, para ter no sodia, traducção de Virgilio , Cicer 111·, . t - paiz mesmo bellas escolas sacerdotaes na lone e Ovídio . Nes te armo os alumnG.:; fazem altura das exigencias dos homens e dos tem– versos latinos . Grego toda a Grammatica, pos, que elles tem enviado, á custa de tantos themas, Sophocles, Platão, hi storia da litte- sacrificios, para os melhores seminarios de ratura grega. Geograp hia Amer ica Septen- Roma e da França, ·os mais esperançosos e trional. Historia, tempos modernos ( i • par- b_cm aproveitados alumnos de seus semina- t0 ). lnstrucção religiosa . - rios. 7° anno.-Grammatica Portugueza de Du- Tal é o facto: Sem deixar de prestar séria arte , composições, fim da littcratura. L~ti_m, attençiio, antes para dar efficaz impulso á Lhomond, versos, narrações, compos1çoes obra principal ( o seminario ), assim como ás sobre a littcratura latina,· Horacio , Cice- outras obras da diocese, é que elles j ulgaram r·o, Tacito, Tito Livio . Algebra_eGeometr;a. dever empregar este meio acce(-sorio , mas ( Equações do 2º grau, geometria _plana atc_o util issimo. binomeo de Newton . ) Geographra, Amer1- E eis-nos chegados ao segundo ponto que ca meridional. Historia, tempos modernos, temos Je sustentar em opposição ás idéas do continuação e fim. lnstrucçií.o religiosa . di gno lente do seminario d'Olinda : a utili- 8º armo . - Grammatica Portugueza ( phi- dade da medida adoptada pelos Bispos de losophica ). Rhetorica ( theorica e practica, mandarem alguns alumnos aos seminarios exercicios d' estylo ). Resumo da litteratura da Europa. antiga e·moderna. Latim, Lhomond, discur- O auctor do discurso declara fra11rranente sos latinos, francezes, portuguezes. Physica que esta medida dos Prelados nenhum bem e Ch imica, noções geraes. Trigonometria. real traz ao pru'z, antes lhe ó nocivo as. im Geometria no espaço. Trig?n~llrntri~ recti- como ás familias e aos alumnos . ' linea e espherica. Geographra do Bra~d . His- Eis aqui os argumentos que elle faz. Ad- toria do Brasil. Instrucçõ.o religiosa. miremos-lh es a força. Destas aulas a de latim e portuguez se fa- Nenhum bem traz ao pa::., porque cm razão zem Lodos os dias, as outras se alternam . da depressão do cambio, 6 necessario para Depois d'este cu1·s? de humanidades, os sustenta~ esles alun_rnos. transplantar ( sic) alumnos tem de seguir durante dous annos para pa1zes estrangeiros im.mensos cabedaes . um curso de Philosophia ('a de S. Thomaz) Ora es~a transplantação de cabedaes para O es– em latim, accornpanhado de um estudo mais trange1ro traz a pobreza do paiz; logo ... . profundo de Phy~ica, Chimicà, His tori a Na- logo, voltem da Europa não somen te os que tural e Astronomia. lá foram applicar-se_ás sciencias sagradas , Seo-ue-se o curso theologico cm 4 annos, mas todos os malav1sados que lá estão es- 0 t . ' d abrano-endo todas as ma erras que s ensi nam tu ~ndo rncdi_cina, enge~haria, mecani ca, nos seºminarios das dioceses de França. agricultura, pmtura, musica, architectura O programma de i?strucçã~ secu?dç1,ria e_tc ._, cm uma palavra todos os alumnos bra~ que fl,hi deixei transcr1pto, sera modificado s1le1ros que estão na Europa afim de evitar no anno proximo, em que ~spero, graças ao que o Brasil se despenhe n~s abysmos da pessoal habilitado que vou recebendo, co llo- bancarrota! Isto nao se creriéi, se não esti– _car O pequeno-seminario do Pará, quanto á vesse escripLo em lettra r edonda, no cliscur– oro-anisaçiio das aulas, absolutamente no so ~u c an~l ysamos ! Mas já que o auctor deli e mgsmo pé dos estabelecimentos analogos do qmz rebaixar a nobre questão ela ill ustração França. e regeneração do clero, reduzindo-a a uma. l • • . •
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