A Estrela do Norte 1863

l22 A ESTnELLA DO NORTE. Os pcccados capitacs, Slipendia enim peccati mors. A paga do peccado é a morte. Emprazamos a physio}og_ia_materialista para que nos cite um so v1c10, declaraqo pela Igreja mortal para a alma, que nao possa ser mortal para o corpo. Os sete peccados capitaes são ~ort1:es por sua , essencia. Podem produzir chreeta– mente ( t): e muitas vezes occasiona epidemia, das quaes devia accusar-s~ ant~s a si do que caiumniar a Providencia. D1l'emos o mes– mo dos envenenamentos fortuitos, das· quédas, dos incendios, dos dcsmo~ona– mentos, das inundações; ~stes '.1cc1den– tes vêm sempre da imprev1dencia. . E a imprcvidencia resu1t11: da_ pregu1ç~ do corpo ou do espiri.to, e mfrmgc a lei que os condemna Jguali:nente !1º traba– lho. E' justo pois que seJa cl).Stig_ada por suas obras : Retributio manuum e.,us. . t. 0 O orgitlho : doenr;as agudas e doen– ças chronicas, das quaes uma ~rande parte nos não permitte fazer acru1 a sua enumeração. . 2.• A avareza: doença chromca, resul– tado da agitação do espírito, da desco?– fiança, do receio!.. da . falta de dormi'., de uma alimentaçao m1seravel e mesqui- nha, etc. . . d 3. 0 A inve1a: molestias prolonga as, a icterícia, a duode~ite, a magresa, a chlo– rose, a cons umpçao pulmonar, etc. 4. 0 A: gula: males agudo~ e males chro– nicos mais variados e mais numerosos do qt{e se póde imaginar. . 5.º A luxuria : males repentrnos e sof– frimentos chronicos desde a ulcera at~ á morte instantanea. . 6.• A ira: males repentmos e males chronicos, desde a eructaçã~, ou arroto, vomitas, espasmos, gastraJgia, até á rop– tura dos vasos, ao aneurisma e apople- x~ . 7.• A preguiça: males chromcos sem numero. d A preguiça, esse vergonhoso pecc~ o, que vem em ulti1ro lugar como pai:_aJus– tiflcar o gráo, em qne está em relaçao aos outros, e que se arrasta atraz de todos e~– les todos os dias occasi:ma a morte a m1- lh~res de indivíduos sobre a tc,rra, oelo descuido que ha nas excavações, no bro– quear, na limpeza dos canaes, dos poços, ,las latrinas, na exploração ou conserva– ç,ão das minas, das fabricas de polvora, das pedreiras, 1los engenhos de rodas, das maquin:J.s mo':'.idas por agua, por ven– to ou por vapõr. Não tendo o cuidado de plantar arvo– redos, de enxugar pantanos, o ho~em entretem ou augmenta febres endem1cas, ( 1 l u Deos não seria Deos, se as creatnras pu– d~<iem a bar a sua 1·crdadeira vida fóra delle e a despeito dP/le." Non est pax impiis. .Martinc_t. Esta re~ex~ de Santo Agostinho é tão propria para nos 1mprunir uma alta idtla do Deos, como para nos dar 1101 Yerdadeiro conhecimento ele nós mesmos. cumpre ainda ter como certo, que nm– guem é condemnado senão por si mesmo: e ninguem mesmo persevera _no estado de rniseria senão por sua pl'Opna vontade ( ao menos dá'-se isto na maior parte dos casos. ) LEIBNITZ. ,1. religião catboUca será noci-.,a aos 90,·crnos e aos estados? (Continuação. ) Talvez queMontesquieu, mais doei! que os conspiradores do nosso seculo, tivesse em vista este oraculo, quando para mos– trar as van tag·ens que a ordem social tira da religião, que lhe imprime o sello da Divindade, e encorpara no seu proprio codigo as leis civis, disse admiravelmen– te: - « Quando fosse inutil que os subdi– tos tivessem uma Religião, não o seria que os príncipes a tivessem, e que bran– queassem de cscuma, entre os dentes, o uni co freio que podem ter aquelles que não temem as leis humanas. O principe que ama a Religião e a teme, é um leão' que cede á mão que o afaga, ou á voz' que ·o pacifica; aquelle que tem a Heli~ gião e a aborrece, é como as bestas sel– vagens, que mordem as cadêas que as im– pedem lançar• se sobre eis que passam : 0 que não tem Religião alguma, é este ani– mal terrível, que não conhece a sua li– berdade, senão quando despedaça, e de– vora. « Logo não é a Heli gião que inspi– ra aos governos o abuso da sua autori– dade para opprimir .o~ subditos ; não : é O interesse, a amb1çao, o orgu lho 0 odio, a vingança ~ o_ ?esprezo da piedade christã, que a Rel!gra.o condemna, e re– prova. se a imputação que se póde fazer á re– ligião pelo terceiro modo, como causa de tumultos scdiriosos, não é cffrito de iErno- ,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0