VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.

60 A EDUCAÇÃO NACIOXAL mandar desenvolvesse a energia, o brazileiro se- . ria um dos homens mais energicos, porque desde . a primeira infancia elle não fez outra cousa. Em · algumas terras do Brazil até o cachimbo ou o cigarro era acceso por um escravo! 1 No ponto de vista social, que roais nos o~– cupa n'est~ trabalho, é urgente no Brazil modi– ficar esta parte do nosso anarchic6 e defeituoso systema de educação, estabelecendo a disciplina domestica e a escolar, desde o ensino primaria ao superior, como o indispensavel tirocinio para a disciplina social, base da segurança do estado e laço da solidariedade nacional. Encarando- a a esta luz, diz Kant, citado por Alex. Martin: «Póde a obediencia derivar do constrangit?ento e é en– tão absoluta; ou da confiança, e então é volun– taria. É importantissima esta ultima, mas a pri- 1 É caracteristica a :mecdota brazileira: -«Moleque! .. . -«Sinhô! .. . -«Dize a este gato que sape ... » Na Amazonia existe esta variante: - «João, tu queres mingáo? - «Quero. - •V ae buscar a tua cuia. -«Não quero ... » •

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