VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.

• A EDUCAÇÃO DO CARACTER 59 cerá princip::i.lmente sobre factos nem ·constante– mente possiveis. .Ora este perennal quebranta– .mento da vontade, não é, certo, o melhor meio de fortifical-a. O melhor argumento, porém, contra o sys– tema em geral entre nós adoptado (ou, diria eu melhor, da falta de systema) de consentir em tudo afrouxando até o relaxamento a disciplina, é que os povos mais viris, mais fortes e mais energic?s são aquelles cuja educação domestica e publica não afrouxou a disciplina e manteve em todo o seu prestigio a autoridade do mestre e da familia •- os inglezes, os allemães e os americanos. Obedecendo é que se aprende a mandar, e esta verdade · não escapou á profunda experien– cia popular que a reduzio ao annexim: quem não sabe .fazer, uão ,sabe mandar. «: Üs que mais sou– beram obedecer emquanto na infancia, diz Alex. Martin, não são os que mostram menos energia na vida social, com a condição porém de lhes não haverem enervado a vontade vedando-lhes, por uma intervenção pertinaz, os meios, diga– mos assim, de a educarem. » 1 Si o habito de ' Obra cit., pag. 266.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0