VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
A EDUCAÇÃO DO CARACTER 57 ajudal-as mesmo um poucochinho; deixando-lhes comtudo o trabalho,maior e, vencidas as difficul- . . dades, festejar com ellas o triumpho. Na educa- ção do caracter, a disciplina domestica é o agente principal. _Essa disciplina ·carece · de ser a um tempo severa, benevolente e constante, e não ter outro ·movel sinão o interesse da criança, por– que, _conforme judiciosamente pensa um peda– gogistajà citado, «a disciplina deve ser feita para ·corrigir as crianças de seus máos instinct?s e me- lhorar-lhes o caracter, não para, proporcionar aos paes e aos mestres uma tranquillidade que o ar– duo trabalho da educação não admitte, nem para diminuir o mais poss1vel a sua responsabilidade. »' Essa é a primeira regra da educação. · . No Brazil, saído do duro e como quer que seja inintelligente systema de educação ·portu– gueza, caímos, por influencia de idéas francezas, no extremo opposto. A li_cença que começava a caracterisar a liberdade no Brazil, é apenas o pro– longamento no estado do systema familial. Na familia tambem confundia-se licença com liber"- 1 Alex. Martin, Obra rit., pag. 262.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0