VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.

A EDUCAÇAO DO C \.TlACTER 53 cada familia um mo~eque ou moleques <]Ue eram os companheiros de brinquedo dos sinhôsinhos e as victimas de suas maldades, especies de !eva– pancadas, sobre os quaes elles derivavam as suas coleras infantis, viciava sobremaneira logo esses instinctos, pela concurrencia da má educação e dos máos habitas que teria o moleque, como pe- ' los instinctos máos, depravados mesmo, que criava na criança o prazer innato n'ella de bater alguem óu él.lguma cousa. A sensibilidade, se lhe embotava logo, não sómente a sensibilidade obje– ctiva, isto é, a que faz sentir pelos outros, mas a sensibilidade subjectiva, a que nos faz sentir-nos nós mesmos. O moleque desvergonhado que apa– nhava, ria, chorava e entre lagrimas ás vezes era obrigado a continuar o brinquedo, certo não dava á criança uma idéa _elevada do brio e da dignidade, _ e·~ como na criança a imitação tem uma grande influencia sobre o desenvolvimento das suas faculdades moraes, dó seu caracter, 1 os resultados d'essa convivencia funesta era asseme– lhal-o ao moleq_t1e. 1 Alexandre :'.\fartin, L'l:,'ducation d1t caract<'re, Paris, 1887, _pag. 88.

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