VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.

CARAC'l'.ElUSTICAS BRAZILEIRA$ 35 elle aÍiás reconhece, mas para lisongear a ·nossa natural imprevidehcia e falta de iniciativa. , As condiçõe~ ·geographicas do Brazil, assás · concorreram para a accentuàção e desenvolvi– mento d'essas caracteris.ticas. invej çtvehnente fer..: til, sinão prodigiosamente uberrima, a nossa terra é principalmente rica de productos n~turaes, de facil cultivo e recolta, dispensando assim esfor– ços e trabalho. Este pouco mesmo, ahi estava o escravo para fazel-o, livrando quasi totalmente a população civil da obrigação de trabalhar.· As condições climatericâs/ por seu lado, annullando a necessidade de·agasalho,s e tornando mais sup– portaveis as exigencias physiologicas da vida pela menor actividade das combustões, auxi,liou o pendor á indolencia que ellas mesmo, principal~, mente do Rio de Janeiro pa:ra o norte, crEravam,, , ' debilitando forças e enervando esforço$; \q:ue a• escravidão estava prompta para dispensar de . exercerem-se. A educação desde o principio foi a da indo~ lencia e de u11;1 fatuo menospreso do trabalho. A primitiva sociedade composta de máos ele.: mentas, quasi não podendo constituir familia sinão pelo concubinato, occupando-se exclusiva.:.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0