VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
CARACTERISTICAS BRAZILEIRAS 33 nos faceis prazeres das ter;as conquistadas; de um lado enfreado pelo temor da Inquisição e de outro enervado pela educação jesuitica, o povo portuguez ·decaía visivelmente na época da colonisação, para a qual, é de notar, ainda cooperou com os seus peiores ·elementos. Da nossa vida política no periodo da forma– ção da nacionalidade, pertinentemente escreve patriotico escriptor : · « O povo não tinha vida autonomica, nem tinha iniciativa; a justiça lhe era ministrada como um favor do monarcha. As sesmarias territoriaes eram concedidas aos por– tuguezes, que tambem monopolisavam o com– mercio. Na ordem puramente intellectual, a edu– cação era jesuítica; desenvolvia-se a memoria com prejuizo do raciocinio. A escravidão no seio das familias veio consolidar este complicado sys– tema de abatimento, de alheação da vida inde– pendente. Desde o principio, toda a população dividia-se em duas grandes classes: senhores e escravos. Aquelles eram portuguezes, ou seus descendentes; os outros - os negros e os índios! Os mestiços d'estas duas classes, quando livres, eram tratados com rigor, porque se tinha certeza de encontrar sua origem nas senzalas ... As déca- s
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0