VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
I 2 A EDUCAÇÃO NACIO:N'AL justa reputação em materia de ensino» fazendo sentir que «é a escola a pedra angular da grande republica,» e expondo os principios que a inspi– ram e dirigem deixa manifestq que «o conjuncto d'esses principias tem por fim, mantendo a uni- , · dade da escola, conservar-lhe um caracter nacio– nal e democratico, e formar esse espirita publico que carp.cterisa o cidadão americano.» 1 Esse espirito que anima e vivifica a instruc– ção e dá-lhe um caracter nacional, e o qual _em– balde procuramos na escola primaria, escusado é buscal-o alhures, na secundaria ou na supe– rior. Entretanto si· é na escola, como o centro real . \ da verdad~ira educação popular, onde mais eleve avultaF e revelar-se, em nenhum dos ramos do ensino é superfiuo, como não é em qualquer ma– nifestação artistica, litteraria; e até scientifica e industrial de um povo que tem alguma origina– lidade e sentimento nacional. Não ha quem ignore a acção poderosissima do ensino superior na obra da unidade allemã. -~ 1 Jules Paroz, Ilistoire universelle de la Pédag ogie, Paris, 1883, pag. 364.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0