VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
A EDUCAÇÃO NACIONAL 9 os seus elementos de progresso, as luctas que teve de sustentar, os triumphos que obteve ou os revezes que soffreu: é necessario mais, é indis– pensavel em, um paiz livre sobretudo, em uma republica principalmente, conhecer as suas insti– tuições, em · si e nas suas origens, saber-lhe as leis com_as obrigações que · impõem e os deve– res que garantem, estudar as leis geraes 1e mo– ral, de economia e de poli~ica que presidem ás sociedades e estabelecem e dirigem as relações ,entre os seus membros; aprender a solidariedade nácional na solidariedade escolar, e a noção do dever civico, do dever humanitario e do dever em treral, no dever e na diséiplina da escola. O l o conhecimento cl" estes diversos aspectos da patria, não ' já como região, não já como nação, sinão como estado, como uma sociedade ct~os fins, conforme os de todo estado, são o desenvolvi– mento das faculdades da nação, o aperfeiçoa– mento da sua vida, 1 constitue a educação ci– v1ca. Bem comprehendida, a educação cívica deve 1 Bluntschli, Tliéorie générale de l' .l:.'tat, trad. Riedmatten, Pa– ris, 188r, pag. 286.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0