VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
INTRODUCCÃO XXXV tempo ambicionad·o e ardentemente buscado.» 1 «Nos Estados-Unidos, ensina-nos Tocqueville, a ' patria pulsa em toda a parte e desde a ultima aldeia até o conjuncto da União é objecto da mais viva sollicitude. O habitante affeiçoa-se _<1:- cada um dos interessesd o se~ paiz como aos .,, proprios. ·Desvanece-se da gloria da nação, julga vêr nos seus successos o seu proprio trabalho e t com isso orgulha-se. Tem pela sua patria ana- logo sentimento ao que vota á familia.» 2 N'este Novo-Mundo, o Brazil, certo, tem um .primeiro lugar e os mais insignes destinos. Seja– mos ·brazileiros com todo o ardor dos nossos temperamentos, mas sem os langores e desfalle– cimentos que o neutralizam. Não copiemos nin– guem, mas estudemos tudo e todos, e principal– mente estudemo-nos a nós mesmos. Tiremos do conhecitr1ento da patria, os mesmos elementos 1 Le P. Didon, Les Allemands, Paris, l 884, pag. l I. • Alexis de Tocqueville, De la Démocratie en Ameriqzte, 17•m• édit. Paris, 1888, Tom. I, pag. 163. •
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0