VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
XXXII A EDUCAÇÃO NACIONAL da reorganisação militar. Sabios como Paulo Bert, como Carlos Robin, como Miguel Bréal, como Berthe~ot, como Faye, deixaram os seus gabinetes e laboratorios para virem excitar o prélio sagrado a favor da educação nacional. A litteratura pedagogica até então em França pouco menos de nulla, desenvolveu-se em proporções extraordinarias, e multiplicaram-se a encherem bibliothecas os trabalhos théoricos e os trabalhos praticos, os trabalhos philosophicos e os traba- 140~ historicos, sobre as varias feições da scien– cia e da arte de educar. Surgiram numerosos os ' jornaes, as revistas e ás âssociações pedagogicas e, quasi se pode dizer sem exagero, que a reor– ganisação da educação publica mereceu aos fran- 1 cezes igual sollicitude que a restauração da sua força militar. Em um solemne congresso de pro– fessores, dizia um d'esses ministros acima referi– dos: «Foi e~tão (depois dos desastres da guerra) que a democracia comprehendeu a necessidade de transformar a instrucção prima~ia, para refa– zer á França, não direi um espírito novo, mas
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