VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
INTRODUCÇÃO XXXI aquella nação que apenas saía de ser uma ex– pressão geographica na dura fraze de Metternich, surge-nos, vinte annos depois, na primeira linha das nações européas. · Vencida e mutilada, diminuida no seu terri– torio e fundamente ferida no seu orgulho, é para a educação publica que se volve a França. Não é facil dizer concisamente o que se fez em_França n'este intento. Á Allemanha, á propria •vencedo- . ra, foram-se, uns expontaneamente outros em commissões officiaes, professores e pedagogos a estudar n'aquelle fóco scientifico nem só a or– ganisação, sinão os methodos, os systemas, o machinismo, a theorica e a pratica do ensino pu– blico. E não .foi ·sómente a Allemanha o veio explorado, mas ainda a Inglaterra, os Estados– Unidos, a Suecia, a Hollanda, a Suissa. Estadis– tas que mereceram o nobilíssimo appellidà de ministros pedagogos como Julio Ferr,y, como Spul– ler, como Julio Simon, tra~aram as q;1estões da educação publica, e isto diz muito, com a mesma attenção com que outros tratavam os assumptos
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