VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
INTRODUCÇAO XXV seus perigos, que avultam n'üm paiz qual o no~so onde o sentimento regional prevalece· ao 11acio– nal e . onde - diga-se francamente - é latente, em alguns estados ao menos, o espirito separa– tista. Um .publicista americano, consid~rando b – antagonismo entre a .confedei;ação e a nação, · ' d'est'arte se éxprime: «O estado conf~derado é a real antit!lese do principio nacional, como a confederação é fatalmente a antagonista da na– ção historicamente considerada. A qualquer luz encaradas, tornam-se manifestas estas antithe...: ses. A nação, como organismo socíal, suppõe · uma unidade organica; e este organismo é que a ninguem é dado transmittir. Para ~ confedera– ção é artificial a eÀ'istencia da . sociedade, for- _ -· mada como uma associação de homens em de- terminada communidade de interesses, ou apenas como a reunião d'aquelles que vivendo antes se– parados, voluntariamente a ellas accederam. É no desenvolvimento da ·vida histori_ca do povo · na sua unidade, que origina-se a nação; a confede– ração prejulga como origem da sociedade .o acto ..
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0