VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
BRAZIL E ESTADOS-UNIDOS I 55 • e foi o seu ore-anismo fatigado, exhausto, surme- ., ' né, que veio n'um meio physico ainda mais de- bilitante (lembrar que a colonisação se fez prin– cipalmente de S. Paulo para o N. e no littoral, sendo da Bahia a Pernambuco o seu centro) crear uma outra _nação. Estas são as causas physicas, materiaes direi, que, como salta aos olhos, poderosamente con– correram para o espantoso desenvolvimento da União americana, que nos maravilha e causa in– veja a nós povo fraco, sentimental, idealista, in– coherente - mas bom. Comparemos agora as origens historicas, os elementos de c_olonisação é as instituições funda– mentaes dos dous paizes~ e veremos que a diffe– rença cava-se ainda mais. Não terá talvez toda razão uin notabilíssimo economista italiano quando affirma que « eram tão alevantadas e nobres as razões que trouxe– ram á America os anglo-saxões, quanto vis os motivos que para cá dirigiram hespanhoes e portuguezes.» 1 É entretanto fóra de duvida que 1 Attilio Brunialti, Gli Stati Uniti di Colombia in Nuova An– tologia, vol. XI, pag. 100.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0