VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.

I 54 A EDUCAÇÃO NACIONAL da Suecia e Noruega, da Dinamarca e da Aus– tria. 1 A abundancia de terras e a maior abundan– cia de immigração, como o reconhecem os mes– mos americanos 2 bastam, até certo ponto, para explicar esse prodigioso exemplo de rapidíssimo progresso. N'elle teve influencia poderosissi~a e s6 inferior á d'aquelles dous factores, a raça. A prova ahi a dão o Canadá e a Australia, que , apesar de se acharem em muito peiores condi– ções de clima, e a Australia de posição geogra– phica tambem, sem estorvo de serem meras co– lonias, offerecem ao observador uma marcha progressiva perfeitamente comparavel á da gran-: de republica. Como já n'este livro dissemos, a nação por– tugueza esgotava-se depois dos ingentes traba– lhos da conquista d'Africa, da India e do mar, quando começou a colo~isação do Brazil. Raça minguada, sinão de espíritos, de gente, ella não se poude por assim dizer refazer-s~ em si mesma • The States?7Zan's Year-book for 1888, London, 1888, pag. 691. • V'. Amen"ca.'s Land Question iu The Nortli Amerz"can Review, n.• 35,I, Fevereiro de 1886.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0