VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.

BRAZI L E ESTADOS- UNIDOS I 53 Tal progresso e taes grandezas são, além de tudo, as resultantes de ·causas que nos falharam a nós e que, portanto, a simples vontade huma– na, ou meros actos de governos, são impotentes para crear. ·Profundas e radicaes são as, differenças que aos dous paizes distinguem e separam. Clima, raça, situação geographica, origem historica, elementos de colonisação, instituições fundamentaes, tudo é ali diverso do nosso. A sua posição geographica pol-os mais perto da Europa e portanto facilitou-lhes as estreitas communicações com o fóco do prog resso e da civilisação moderna. O paiz de origem, conside– ravelmente mais povoado que Portugal, pôde fornecer grandes contingentes de immigrantes a quem eram tambem mais duras as condições da vida na Inglaterra do que aos portuguezes na sua patria, apesar de pobre. Povoado por povos de ·raça saxonia, attrahia não só os filhos da mãe patria como os da mesma raça. De 18 7 8 a r 88 7, para citar um exemplo que podia facilmente me– diante as estatisticas ser repetido, receberam os Estados-Unidos apenas 161. 748 imigrantes da In– glaterra contra 2 14. 759 da Allemanha ( 106.86 S)

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0