VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.

A HISTORIA PATRIA I 39 O ensino da- historia patria, além de escas– sissimamente feito, é pessimamente dado. Os compendios, insisto, são em geral despidos de qualquer merecimento didactico. São pesados, indigestos e mal escriptos. Para o ensino primario os poucos que ha são inspirados na velha pedagogia jesuitica das per– guntas e respostas, e limitam-se a: uma enfado– nha e estupida nomenclatura de governadores, de reis, de capitães-móres ou de factos aridos de nenhum modo uteis ao ensino primario da his– toria patria. Na es<;ola primaria afóra a decora– ção e bruta repetição d'esses pessimos compen– dios, nada mais auxilia e completa o estudo da historia nacional. O mestre, que as mais das ve– zes a ignora, e que em geral é pouco zeloso, limita-se a tomar a liçZio, isto é, a fazer ao me– nino as pergu11tas indicadas no compendio, e a exigir d'elles a resposta. Não ha uma explicação, não ha uma lição oral, um trabalho de composi– ção sobre a historia patria. Tomada a lição está satisfeita a obrigação official, quando .a não des– curam de todo, que é o que mais vezes acontece. O livro de leitura tambem não fala da patria, nem se occupa da sua historia. Um facto que

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