VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
I 32 A EDUCAÇÃO NACIOKAL f) peito das tradições nacionaes, que é a base do patriotismo esclarecido, junte-se no espiri~o das crianças chegadas ao uso da razão o conheci– mento das l~is geraes 1a vida publica de seu paiz. » 1 E, em antes, em 1868, traçava assim o programma do ensino da historia patria na es– cola primaria: « em historia, limitar-se aos traços essenciaes do desenvolvimento da nacionalidade franceza e procurar-lhe a continuidade menos na successão dos factos de guerra que no encadeia– mento logico das instituições e o progresso das idéas sociaes; em uma palavra, fazer da França o que da Humanidade diz Pascal, um grande ser que subsiste perpetuamente, e dar assim á criança uma idéa da patria, dos deveres que ella impõe e dos sacrificios que exige ... » 2 Só foi, porém, em 1882 que a educação cí– vica e o ensino da historia entraram no systema geral da educação nacional franceza, tomando desde então um desenvolvimento extraordinario, desde o ensino primario até o superior, além dos outros elementos que superabundam em França, de educação patriotica. 1 Oct. Gréard, Éducati"on et Instruction, Paris, 1887, I, pag. 341. • Ibid., pag. 88.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0