VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
· I 28 A EDUCAÇÃO NACIONAL Na Allemanha, entretanto, a Assembiéa Ge– ral dos mestre-escolas allemães, reunida em Brunswick em 1879, adoptava as seguintes pro– posições, aliás ali desde muito no domínio da pratica: « Os cantos nacionaes devem occupar uma grande part~ nos programmas das escolas, e d'ellas passar ás familias e á vida. O canto faz parte integrante da educação nacional allemã. É preciso c11ltivar sobretudo (no estudo da musica) o canto popular allemão (das deutsch volkslied) a uma ou duas vozes.» 1 E este ensino historico que se faz pelo es– tudo directo da historia, pela commemoração escolar das grandes datas nacionaes e pelo canto patriotice, faz-se ainda durante o estudo da lín– gua desde o ensino primario elementar. «O livro de leitura, diz o autor citad,o falando do ensino da língua allemã, traz já (na classe inferior) sua contribuição á historia e povôa o espírito da criança de anedoctas que esta porventura ouvio já na familia e que, por assim dizer, fará parte tão integrante de sua memoria que elle não se 1 G. Jost, Les Congrés des Instituteurs allemands, Paris, 1880, pag. 213.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0