VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
• A EDüC.\ÇÃO NACIONAL mente concorreu para despertar no americano o sentimento patriotico. Teve esse grande povo a intuição de que a escola, isto é, a mesma educa– ção prodigamente distribuida a todos os cida– dãos, devia de ser a cadeia que ligasse os ele- , mentos heterogeneos da nação. 1 E assim, sem , obstaculo da federação e do espírito individua- • lista do elemento anglo-saxonio ali predominan- te, a unidade escolar, unidade de espirita, enten– da-se, veio a ser um remedia ás funda..<; diversi– dades _de raça, de religião e de costumes. Não succedeu no Brazil infelizmente· o mesmo. Além de nunca lhe havermos dado a importancia social que lhes mereceu a elles, ja– mais a espalhamos em relação siquer compara– vel com o que elles fizeram. E sem impedimento da nossa centralisação administrativa e politica, a escola brazileira, isolada na esphera de uma pura e estreita acção de rudimentar instrucção pnmana, não teve a minima influencia nem na 1 V. adeante o Cap. A Edusap,o lvàczima!. • • •
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0