VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.

A H ISTORIA PATRIA I 2 5 a missão de dar principias e forma aos sentirnen– tos e á vida da geração que, depois de nós, vae ser o povo ... Entendo por historia nacional, na esc~la primaria, o que é verdadeiramente nacio– nal; assim, para nós outros rhenanos, não só– mente a historia do Brandeburgo, mas a do Rheno, da Allemanha e da Prussia-Brandeburgo. ·Demais, não comprehendo o ensino da historia como uma nomenclatura; uma exposição nua e secca de nomes de principes, de guerras, de con– quistas, etc.; quero que nos ponham no verda– deiro meio historico do povo, c01mmtnicando-nos os_factos de Únza epoca, os mais importantes docu– mentos e os mais commoventes cantos nacz"onaes. Si quizermos despertar, p elo ensino da historia nacio– nal,, um amor: consci"ente da patria e assegiwar-lhe uma influencia sobre os sentimentos, sobre a vida nacional e a geração .futura, faz-se mister banir da escola primaria o ensino que vae systemati– camente para diante, paragrapho .por paragra– pho. » 1 E Stiehl propunha o agrupamento das ma– terias da historia nacional segundo um calenda- 1 G. Dumesnil, Obra cit., pag. 32.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0