VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.

I 24 A EDUCAÇÃO NACIONAL mento nacional e fortific~r o patriotismo, na Allemanha o estudo da historia patria é feito desde a escola primaria até a universidade., E feito n'um alto espirita patriotico e como um meio pedagogico efficaz de educação nacional. O já citado Sr. George Durnesnil, membro do alto eásino francez, enviado pelo seu governo em missão pedagogica official a Allemanha, diz: « É conhecido o admiravel partido que soube a Allernanha tirar da historia, no ponto de vista do ensino nacional e patriotico. Jahn, o pae da gy- 1nnastica na Allemanha, o qual logo ap6s a der– rota de lena lhe preparara a desforra, podia di– zer depois: a guerra da redempção.»-0 dia 3 I de Março (entrada dos alliados em Paris), o I 8 de Junho (batalha de Waterloo, chamada na Prussia batalha da Bella-Alliança), e o I 8 de Outubro (batalha de Leipzig) tornaram-se grandes dias da gymnastica. Em 184-2, Fernando Stiehl, eminente pedagogo prussiano, publicava em Coblentz, sob o titulo de: O ensino nacional da historia em nos– sas escolas primari·as, os seg1iüntes pensamentos: « O fim principal da historia é fundar e vivificar o sentimento nacional, o ç1mor da patria, o pa– triotismo ... É a v6s, mestre-escolas, que incumbe

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0