VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
• I 20 A EDUCAÇÃO NACIONAL cionada por sua vez na idéa do feudo, do burgo ou da região, e o sentimento nacional, que ape– nas reapparece com a organisação dos Estados modernos ap6s a longa, não diremos noite, mas trabalhosa gestação da idade média. Nas nações contemporaneas, o sentimento nacional, salvo por accidentes, como na rivali– dade entre a França e a Allemanha, creada pela conquista da Alsacia e da Lorena, não tem os mesmos estímulos dos perigos impendentes, como soia acontecer aos gregos e romanos os quaes, no ponto de vista da nossa civilisação, resumem para nós o mundo antigo. Entretanto, como a Humanidade está ainda bem longe de dispensar as fronteiras e de fazer uma s6 nação, esse sentimento não sómente tem ainda razão de ser, como é indispensavel á vida das nações, que sen:i elle viriam a deperecer em uma morte triste, despercebida e ingloria. O conflicto da vida, mesmo, mudou apenas de aspecto. Em geral não é mais a gloria militar e a dilatação das fronteiras o escopo que anima os povos. A conquista, envergonhada, se disfarça sob o nome de reivindicações, desculpadas com a historia ou com a theoria das nacionalidades
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