VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
A HISTORIA PATRIA I I 9 vivida, vida toda de forurn, de ágora, de comba– tes, de luctas, o que por si era uma patente e perenne lição, os espectaculos, corno os jogos olympicos e isthrnicos, as grandes manifestações guerreiras ou cívicas, como os triumphos roma– nos, eram um estimulo para esse sentimento, aliás sempre alerta diante das invasões e ataques a cada momento possíveis dos barbaros e visinhos. . As proprias religiões, de um caracter estreita– mente nacional, e suas pompas, concorriam para trazer acordada essa virtude a que o romano chamou civismo. A educação grega, corno a edu– cação romana, foram s·ob_retudo nacionaes, em– bora cada urna com o seu caracter proprio, n'uma pacifico e intellectual, espiritual diríamos, n'outra, guerreiro e político. Desde a, queda do Irnperio, invasão dos Bar– baros, advento do Christianismo, a idéa de patria desapparece, de um lado pelo baralhamento das línguas, das fronteiras e das raças, de outro sob a influencia da idéa rnessianica do reino de Deus corno unico que ·valia os esforços humanos; pro– pagada pelo Christianismo triumphante. No fraccionamento feudal acabou, por assim dizer, por desmanchar-se a idéa de patria frac- •
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