VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
I I 4 A EDUCAÇÃO NACIONAL estudar a historia patria. O mínimo ao menos do conhecimento do passado nacional indispensavel ao cidadão de um paiz livre _e civilisado, e, ,por- . ventura, o que mais importa saber para desper– tar n'elle os fecundos estímulos do sentimento patrio, ha outros meios que o ensinem. Os mo– numentos; os museus, as collecções archeologi- . \ cas e historicas, essas construcções que os nossos antepassados com tanta propriedade chamaram memorias, são outras tantas maneiras de recor– dação do passado, de ensino historico portanto e, em :iltima analyse, nacional. E ensino ás vezes bem mais eloquente e pal- · pav.el que· a prosa de um historiador. Dir-se-ia d'isso houveram consciencia os antigos, levan– tando a cada grande feito, e d'esse modo consa– grando-o, alguma construcção que mais dura– doura que a memoria dos coevos ou que o papyro, o liber ou o pergaminho dos escribas, trouxesse até n6s a memoria de seus gestos gran– diosos. Por vezes a essas memorias de pedra ou de bronze juntam-se os cantos dos poetas e as le– gendas populares: uns e outros productos das mesmas forças emotivas que o povo contém e
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0