VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
II O A EDUCAÇÃO NACIONAL os edificaram ou ernbellezararn ·com edifícios, as circurnstancias que lhes deu o nome, de forma que assiste-se assim ao progresso que, activo já no antÍgo nucleo da velha cidade, provocou seu crescimento, fel-a muitas vezes saltar os muros de um recinto fortificado e que, atravez da his– toria e de suas vicissitudes, desenvolveu-,a na forma da cidade moderna em que hoje a vemos. Os nomes das r_uas, as pontes, os monumentos publicos servem para de caminho reconstituir urna longa chronica local, e em verdade animam aos olhos da criança, os entes d'esta grande mo– rada, da qual é um dos habitantes. « Si trata-se de urna proviricia, da Silesia por exemplo, contam ou repetem os acontecimentos que provocaram a sua reunião á Prussia. Depois o rµestre indica-lhe exactarnente as fronteiras. Os alumnos reproduzem irnrnediatarnente esta ex– posição. Mestre e classe estudam após da mesma maneira o curso do rio central, depois o de seus affluentes, depois os productos do solo cuja di– versidade é ligada a de outras regiões da pro– víncia, vindo por fim a divisão política d'essa.)) 1 1 Dumesnil, Obra cz't., pag. 36.
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