VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
A GEOGRAPHIA PATRlA I 09 rescos, monumentaes ou de paizagem, mostran– do-lhes gravuras, estampas ou photographias, e commentando-lh'as _com intelligencia e gosto. O methodo do ensino geographico é hoje em geral fundamentalmente o mesmo em todos os paizes cultos e são numerosos os livros que o indicam. As modificações que soffre dependem < da individualidade do professor, mais ou menos habil, mais ou menos inventiv9. Eis um exemplo da maneira intelligente por que um pedagogista francez vio-o fazer na Alle– manha: « O ensino da geographia começa pela descripção da região onde se acha a escola. O plano da cidade desenrolado diante dos alum– nos, é muito circumstanciadamente estudado. • As grandes direçções que p6dem servirá orien- tação geral, as ruas, as avenidas, em uma pala– vra, as mais conhecidas arterias da cidade, e a posição relativa da escola, o curso do rio, si al– gum existe, são primeiramente indicados, sendo tudo apontado por sua vez na carta. Os diffe– rentes bairros discriminados por cores especiaes, são successivamente enumerados, d(;sde os mais · antigos aos mais novos; recordam os ·príncipes q~e os fundaram, os principaes architectos que
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0