VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
A EDUCAÇÃO PHYSICA 77 cional reclama, cabe prover a esta penuria, que ao mesmo tempo como que vida entre nós o problema da educação. Na educação physica, principalmente, é o seu concurso intlispensavel, pois estou a crer que, dadas as nossas condições de clima e de raça, a nossa constituição, o nosso temperamento, a nossa idiosyncracia, não tem absolutamente o mesmo valor os preceitos e ensinamentos dos especialis– tas estrangeiros relativamente ao vestuario, a ha– bitação, a alimentação ou aos exercicios de corpo. E é isto tanto mais relevante que, como nin– guem ignora, a questão de temperamento e de idiosyncracia é capital na educação physica. 1 Nem todos os exercicios convém a todos,já como qualidade, já como quantidade. A idade, o estado de saude,., o predominio d'estes ou· d'aquelles ca– racteres physicos, intellectuaes e moraes, mere– cem tomados em consideração n'esta como nas demais formas de educação. Importa, pois, e mui– tissimo, possuirmos trabalhos nossos, de obser– vação original, brazildra, quer sobre a nossa 1 Veja-se Dr. F. Lagrange, Physiologie des exercices du corps, Paris, 1888. •
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