VERÍSSIMO, José. A Educação nacional. Pará: Tavares Cardoso, 1890. 181 p.
7 2 A EDUCAÇÃO NA,.CIO:NAL limita apenas, como vulgarmente suppõe-se, aos exercícios physicos, mas abrange a hygiene, con– siderada esta, segundo a excellente definição de Littré e Robin como o conjuncto de « regras a seguir na escolha dos meios convenientes para entreter a acção normal dos orgãos nas diversas idades, constituições, çondições da vida e profis– sões.» 1 Con;io a educação espiritual (intellectual e moral) tem por fim preparar um espirita culto 1 e bom; assim á educação physica compete for- mar um corpo robusto e são, completando am– _bas o fim superior da educação, que é tornar o homem bom, instruido e forte. A educação physica, pois, deve tomar o hd– mem criai;tça ainda, no berço e, atravez da pri– meira e da secu,nda infancia, da adolescencia e da mocidade, leval-o á virilidade, que lhe cabe fazer. rija e valente. Racionalmente, essa educação conviria come– çar da vida intra-uterina, por uma cuidadosa hy– gien,e da mãe durante o longo e melindroso pe- 1 Dictionnaire de i1fédécine, Paris, 1873, verbum Hygiene.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0