A Estrela do Norte 1863
-------- ~--------··----·· - . . -- - ------- - res, Grego rio l\ aziauo, Oyrillo · Al e nll que q uanelo :i. :tlrna n:io LP.m lil1errl:u1 pnr:i. drino, .::\ mbro!io, J cronynio e Agostinho, ati"sfazer o oeu zelo scrvi.utlo o <la pa!a– el0 que loelos os eluutorcs do rn.undo Clu·is- .·rn, <l:is n1ão,:. <las prostcrna<;úcs se ule-so táo. 1;ll11}Q pri rnda de m:ia pllrte do .:ulto 'luc, E ,;ta prc,c11t~c;-:.íQ não 6 menos evidenk ell.i de!'ê j:t prestar : roa3 se ella G: Jin-e, e e temera ria cpt;;ntlo em outros lu_'1;arc:a de o que e.·pcrimcnta inter·unnc:ntc a toe:,, seu lino cllc diz: ".1.Vunca se foi me:10.:; \'i3i ·elnir?ute, e a penetra, então com os Padre do que o /vi Jcsu$, nunca m~:or ini- olhos parn o Cé:::i, com as mãos post:.~ com migo tlo ']UC a;lle cl:!s f6rrua3 qut: :iíu,:;am seus c~rnlico!', c0m snns atloraçü~s diY t?r– ii r -ligi:io solJ pretcx to dc protPgtl-a. Ni3- sificad:i.s ,,e cem modos, com sua~ lagrima:•, to nús somos seus chst:ipnlo~, o conlinu- que o am01· e ::t penitencia extra] em, r-.ii– ndorc,·, por isto lnnçou el!t um:\ pedr:i. viam seu cor:,.c;ão supprin<lo (i sna fraquc – clema, ftmdament o da Yenhicfoir:, roligiãc,, za. E pnrece que niio é t:rnto :i. :ilnJll. qncm e se u ,·el,gi,,o ó cous,i csse,,1ci,,l â lmma11i- nssooia o corpo á sua ]'Íecladc e r lig,ião, · dadc, JJnr ,~l t>llc mereceu o hg::ir di \·ii10 111::is o corpo que se apn.:~s;; cm Yir om :in– quc se lhe dcc:reto11. · ma 1 léa ab2olu - .·ilio uella e supprir o qne clb 'não póde tamente nov::, :i. itlé:i qc u:n culto fun- fazer; <le sorte q11e 11n funcção lláo s6 a Lh<lo n:i. pnrcza do co,:ir;:io e na fr::tLerni- mais espirit ual, tna, bmborn n mais dirinn, · cla<le humana t?ntrou por elle no mnndo, Ó o corpo riue e. ·erce o lugar ele mini ~tro idéa t:1o clenith qno a igreja chrislü. eh - pnLlico e cfo padr, , como no martyrio é o úa neste ponto tral1,'r comphtiim~, te suas mt•rn10 corpo quo 6 testcmunbt yi ·iyel e ú1fonções, e :. íjlte hoje só111c.1te alg umas ol- dc:ensor da Yerdadc coulrn,, tndo q1,e :i mas, são c:1pazes dé se c-nlrcg:,r. " (2) alaca . Por islo vemos que todos os po - - ;::,ingul:u· rt:lig1:.ío ó :. prouost;t á. lnuuu- vos qno tem adorado alguma di1·i11d:1- n idadc no e·,:mgell..io de l1cu a11 1 Heligiio de.: tem ligado o eu culto :i :ilguni:1s ele• c1ue est:'.Í. ~úmcntc ao dcance de ulgunias monst1·. çõss exteriores chamadas ceremo– alnias, e cuja icl6~ é absolutamente 110i·a. 11i'as. Desr que o exterior e~t.'t no culto, E com cffeito, 11i'io se e!lco11nu cm nenhmn devo o exterior o exprimir e commuuica :· 'po1·0 dn. .a11tiguid~.dc, e nelll ~ ele l\30 da :i. totl:I. 11. socied.-. e: , • ~ :uenimm ]> OVO moí!cmo. . Ü d homen~ ('"S[ando con,eucitlos eeparn- D<']lOIS de 11:: vc_r c1!allo algunHt9 rnri.:-:1- <lamente ào que deYem rto intiuito se rea– rn:.s de Jews Chn:1to o ~ulor nccrcscenta :. nirnm p;,.ra dar-lhes signaes pnbl icos do Um cult-o purn, u_ma rehg1lo sem padres e sctis se11timeut0s. Rcuriidos todos como sem _11ra/1cas txtcno,-cs ,.ssenlaud~ toda nos uma grande familia· :\ltlarnm o pai com– sc.:utuncntos tlo ~orn 1 ;áo_, u:i. 11u1L:1ç~o ?C mum, cantaram suas mar::tvill,as, abençoi.– Dco~, n:i. n,bção 1111mcd1:ita cfa consc1encw, ram os sens henelicios, publicaram seus com o P~i ~c]c;;te, er:i.m a consequcnci:i. lo1wore~. Oci nrmunciaram á todos os prn•os, J~ates prmc:1p1u~. ,1 esus nun c.i . recnon e descj::ram ardcntemeule dal-os · conhe– dtante <lcsl:t on~:n1a c-_r.11serp1e11<.:1:.1, qne \ ccr ás 1111çücs trnusvinda~ que ainda não o tor'.1aYa . 110 ec10 _d _Juclai~mo, um re- conhecel.ll , QU esqueceram suas misericor• Yoluc_1ou:u10 _ele_ [ll'lllH:ira ordem. Parn Idias e grnudez:is. " ( 4) qne mt.. rmcd1ar1011 en tre o h mcm e seu I Para nad~ deixar cm p6 elo edificio reli– P1ü '? " (:.!) ! gios0 q ne cllc combale, abusnndo elí\ ma- Rcnan nc mni s lonfC qn1: o encyclo- 1 neirn ::i, mais e:i.:trnuha de alguns textos s11- pcLfül::s do :;eculo :X. V llI. e tes ao menos. l grnclos 'l ue alie pretende cntem1er melhor at1miLtiilm 11111a religião como neccssaria ao I qne toda a n11tio-uidaJe christ:i., Ronan ous:1 ho nem e i socicclaclt·, e a faziam consis- cscrc1·cr que Jesus C: risto tlespresa tocJa. tir náo ô6 no culto do cornçã.o 111:1s tamLem intervenção da parte <lo homE'm para com JIO cnllo <lo e pirito e do corpo, ·no culte> ,,Deo~, ~ qu e elle não instituiu nem ~nem.• ae todo o homem: " Deo.-; uuintlo a mate- rt.lontos, nem s:icrificio, uem saceraocio, ria, elizíam •11os, ao espírito :issociou-se á. nem miuisterio algum cn~~1:reg~clv ele .eu· religião, e <le u:na maneira tá.o ~dmirayo], sinar as l'<'.rdadea d:i. relig1:lo, de cxpli- 1 2 J Vi<l!L Je Je~Uft, p:1.g. 00. 1 f 4] tncycloµ. oa Dicoion, das ~cicncins ele. [ 3 J \ ' ida dÓ Je;ui, 11•':iª• Sõ, % , 22] . J o•ltç~ do Nenfchat 176~, nrt. fülialcn. •
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0