Relatorio apresentado ao exmo. Sr. Dr. José Paes de Carvalho
E 5-! - f) Vedar a entrada e pas::;agem de pessoa,:; extranhas pela sala da escola, ai;s irn como a presença ele creanças não matriculadas no recinto da aula, salvo na hypothe e do art. 6 lettra e do § 1. g) Impedir, em absoluto, a communicação das creança: na. horas das licçõcs com as pessoas de familia que residirem na ca a da escola, e em qualquer tempo com os creados. h ) ~ Tão clistrahir, em hypothese alguma, o menino em scrYiço,– alheios á escola. i ) Tratar as creanças, indi. t inctamentc, com a maxima urbanidade e brandura. com ,erdadeiro interesse e affctto de pae, de modo a in pirar– lhes o amor pelo estudo, o respeito e a veneração ao mestre, procurando sempre desen,ol,er, aperfeiçoando, os sentimentos do bem, do dever, da ,irtude e a conscioncia dos devere c ívicos. j ) Inspcccionar diariamente, á entrada dos meninos, o c::;taclo el e seus dente:, orelha,:;, cabell os, unhas e vestuario, fazendo notar com carinho e delicadeza a· faltas que encontrar, aconselhando-os e mostranclo as des– vantagem; e os perigos que po<lem advi r, estabelecendo comparaçfü•s,. sem fins depriment<.-s, entre aquelles. que se apresentarem decentes e as:,1eaclos e os que se desviarem da;; boas norma hygicnica e morae.: . k ) Nao abandonar, . alvo caso de força maior e ine,itavcl, o re– cinto da anla, e nüo distrahir o tempo das licçõc. cm conver::;as al11eias a quah1ner ns,;umpto qge não . ej ;i di rectamente li gado ao cu ·ino primnrio. 1) Impedir terminantemente as sub. cripçõc::; e rifas un escola entre os menino:::, as:-iim como a ,enda de doces e frncto:; aos mesmos. § 7. - Quanto ao cn: ino: a ) Apprehender qualquer livro ou brochura im]Jr •::;sa ou manu– scripta, <'Xtnmhos ao ensino, fazendo sentir no men ino a inconYeni •n ·ia da lcitn ra. IJ) Deixar lJcm di. sipa1las no espírito da: creunça::; as clu...-iclas qne tiverem sohre qualquer assumpto e:colar, os erros que cummctterem cm snas cseripta,; e liC'çfies orae,;, <lo modo qne o eselarccimcuto a1n•oyc ite a tncloi:;. • e) HclemlJrur sempre, untes de comcç~ar a licçào ele escriptú, a::: re>gt•a;; <' uh ' Cl'\ ações :-:olwc a posição do corpo, el a mão e elo p,qwl, eorri– ginclo por si rnesntu a,; posiçõei; defeituosas. cl) Di:::tl·ihnir o tempo e ·colar em um horario e rto, attcndernlo ÍL relaçao <las nmt •riu,; uma com as outra::, suj itan.do -o á ap1·eciaç;ão elo In– ,;pcctor dP <'11:iuo, t nflixan<lo-<J depois em um logar ao nlcanec <lP rucil lPitnra para os uluumos. r>) )finisti-ar o ensino dircctamentc aos alumuos, i ·olaclamcute 011 l'lll pcqm•1ms clas: <•s, só po<lcD<lo utilisar-. e <le <lccnriõcs com cxprcssit
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0