Relatorio apresentado ao exmo. Sr. Dr. José Paes de Carvalho

E* CONCLUSÃO. Como Ycdcs, Sr. Dr. GoYernaclor. o résultatlo que a Escola Kormal apref;enta não é pr cisamult animador (' infelizmente uno me cabe a -atisfaçao <le apontar confiadamente para um futuro melhor. E:-;tas minhas palu:na:-; não traduzem desanimo cfo agóra; ao contrario, a::; minhas apprehern;õe.· 1wla efficacia da acção da E ·cola 'ormal tenho - as manife– stado de,;cle qn' me c·oulH' ,L honra d ficar ú tC'sta clc:;tc E:-;taht'lt't·i11wuto, e cada anuo que passa lll l' confirma na oh::;erYnç·ao Ceita e e. prl's:-;a de c1ue a J.~sc;ola Normal, :,;oh o rl'ginwn , igeutt•, não corr~spondc, na extensão que era tle e pcrar, ao di:-;pernlio:-; qu<' origina, aos rlesejo:-; ela adminü,trn\;ao t' ás aspiratõPs geraes do puhlico, nu ,-mo rleste publico hrazilciro füo incliffl'nntc á:-; coisas da instrm:ráo· Rdle<.:tirnlo clemoraclnrnente sobre o mo, imcnto cl.t Escola Normal, cm qm' n'mn cnr::;o iniciaclo por 60 nlunmos. elos qn.u s . úmeute 7 lt0111<'ns, apenas 22, isto é, qua;,;i nm tt-rço, nkan~·,1, o ultimo <111110, ' tl!'stl':-, 4 <'OitClrn m o seu tiro– cínio • procurnndo n:,; c·au;;n: q LH' conc:orrern pnra mn r e:-;ultado tao cll'ploraYcl, muiti:::~imo mai<s graYc dn que apparentcuwntc :-;e uti~ nra; pun <:('-n!c que <ln· · süo as c:am-u · 0 eracloms do facto: nma ck orclem gt•r,il, l'l'. ultantl' do proprio meio :,;(lc; iul em qul' ÚYl'llH.,.- e outra pro, eni<'nte ela propria organi:,;a\,'HO d,i E:-;cola. .A. Yicla P11trc nó::; l', por a:-::;im dizer, aprcs:::aclarnente Yi, ida e comera c·eclo, so– br tudo paru a gente ele condi!,'AO rnoclc:-;ta, c 1m, nào p<i<lt' e:-pPr<li~·ur o 1<'lll]JO que ó uecc. sario para adquirir uma profü;:;ão ele ll'ttra.· . infanC'ia é occupa<la pela in:trucção primaria e 11 rnoc:i<laü ' cart'Cl· logo 11c ;-;c•r uproYcitucla no em– prego qne ol)tenha n·muncra\_'lto no ·ommcrcio on nm; intlu. trias mais lucra ti, us usuclus eutr nó:s. A clefü:icrn·ia clP JH>pulaç-úo c·onemTC para qnc a lnmdcm as colloc:n~·ü ,:,; Yantajosns lll'la eh fici C'nl'ia de' pt>::::-;oal; , isto qnl' a apti,lao para e::-;:;p:-; Jogar ::; rlc c·c 1m11<·n·io L' irnlnstrin alt•nI1!_'n-sc' ron pouco 1nais dn insfrn('çao pri_ maria. Kri-tm; e(,ncli~õ :-; .ª ]H>pula!,',lo e:-; ·olar primaria 11no pcítll' dar ao 'n:-ino no1mul :'l núo mua fraqu i,-;:ima porl'rntugc rn, <·orno n e·. tat istieu c1u apn'sento o 1lcmcmstra. O:; filh ,:,; da:- clH'-''-'l':-i a liu,-tndas :,;no ckst rnildo:-; nu,; alto· l':-itudos l' os da:-; lllLIH,x ün orc'c·i<la~, u:::sim (Jlll' tt'l'l!liua o cm·,-~i prinwrio. tli;;JH'r:-am por <liffr– rí'ntC':,; mistC'rCs para ,runhr r i11n1H 1 clinh1mcutl' o pao. •

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0