O Guia do guarda - civil

Ausenci a de ambi ções honestas exprime desalento, submissão á roti na, conformi dade com as situações defi– nitivas, nunca perfeitas, e, porque assim é, não encontra acolhida na moral, colidindo particul armente com o dever que aqui se comenta e que recl ama fé, v ibração, entu• siasmo e movimento. CAPITULO III MORAL DOMESTICA A moral domestica considera as rel ações do homem para com a famili a. A familia é urna pequena sociedade. Sem ord~m e sem paz as sociedades . mergulham ·nas dissenções, em– pobrecem e, por fim, se desagregam. Da ordem e da paz o primeiro fundamento é a j ustiça, em nome déil qual não podem falar os que procedem irregularmente. No chefe de famili a, dést'arte, devem concorrer as quali dades que extremam os bons dos maus, para que a esposa e os fi– lhos se submetam confiadamente á sua autori dade e si n– tam que os seus átos são sempre inspirados pela j ustiça . Sendo outro o motivo desses átos, o suave predo– mínio paterno degenera em jugo, dominação, e todos sabemos que a felicidade deserta do lar em que as cousas se passani assim. Mais pelo exemplo que por palavras, deve o homem guiar a comunidade de que e chefe natu ra l. O ' exemplo educa, estimul a, corri ge, si elevado; deprime, desori enta, perverte, si amoral. E' sempre uma excitação muda. Os bons exemplos despertam habitos saudaveis e procedi– mentos honestos; formam, a bem dizer, um ambiente que · afugenta os propos itos menos dignos. Os maus exem– plos, ao contrar io, anu lam escrupulos, embotam a noção do dever e, dentro em pouco, são testemunhados e re · produzidos sem repugnancia. A palavra só frutifica quando não diverge do exem• pio. Discordando, apenas poderá intimidar, produzindo a submi ssão hi poqita e o sentimento do medo, A vida do · mestica, então, não oferecerá atrati vos; haverá fam ili a, mas não haverá familiaridade, que assenta na afeição e na con fiança. As atri bul ações economicas, sobretudo quando cau• sadas por falta de previsão ou gastos adiaveis, estabele– cem a dissenção no seio da familia. A não ser qoe provenha de fatos inevitaveis ou im• • •

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